Storytelling: histórias que geram resultados

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‘’O que há depois da travessia?’’ Essa foi a principal pergunta que Bento fizera para a mãe ao enxergar diferentes pessoas voltando, desanimadas, de uma ponte da cidade. A criança, que deveria estar entrando na fase da adolescência, tinha curiosidade. Aquela mesma sensação entusiasmada de quando se dá as primeiras pedaladas, na bicicleta, sem as rodinhas de apoio. Ali, o sonho é apenas um: deixar os medos (as rodinhas) para trás e seguir em frente, em busca de caminhos seguros, com a certeza de transformar a utopia em realidade.  

Bento, que tinha sede de resposta, caminhou até o ponto principal daquela ponte para tentar compreender o que tão desagradável havia ali. Um monstro de sete cabeças? Um temporal? Não fazia sentido em sua cabeça. Por que as pessoas desistiam de correr atrás dos sonhos sem ao menos tentar? Os dias foram se passando e eis que aparece um jovem animado, enfrentando o calor, a tempestade e o frio da noite. O que ele não esperava era que a ponte estava rompida, com um buraco entre os dois lados. Os olhos brilharam, o coração acelerou. Talvez não fosse o momento e ele precisaria desistir. Enquanto aqueles pensamentos rondavam a mente, lembrou-se do seu propósito ao enxergar um garoto em cima da árvore. Aquela mesma criança curiosa, agora, era a personificação do sonho. O sonho do jovem rapaz que estava pausado por um obstáculo. 

Foi preciso força, coragem e determinação para não desistir da caminhada. Apesar da incerteza do que poderia estar do outro lado, Bento, o sonho, clareou os pensamentos do jovem para que ele  enxergasse a aurora do outro lado. Um pulo certeiro para deixar claro que, quando se acredita nos sonhos, as pessoas vão longe. 

Essa é a história narrada pelo Sebrae para comemorar os 50 anos. Em um pouco mais de dois minutos, a animação chama atenção para que empreendedores não desistam de ir atrás dos sonhos. Mas o curta pode ser usado em diversas situações da vida.


Quem não gosta de uma boa história, atire a primeira pedra. Ainda mais se ela for criativa, atraente e autêntica. É por isso que muitas empresas apostam na arte de contar histórias por meio do storytelling — técnica utilizada dentro do marketing de conteúdo para envolver e encantar o público. Ele emociona, conecta e faz as pessoas entenderem o verdadeiro significado de uma marca através das narrativas apresentadas. 

Mas você deve estar se perguntando: “como isso é possível?” Eis a resposta: seja por  textos humanizados, vídeos impactantes ou até mesmo em podcasts dinâmicos para criar vínculo emocional com o público, o storytelling une diferentes vertentes para encantar e conectar os seres humanos a determinada marca  de uma maneira natural. Sem ‘forçação’ de cliques e sem amarras. Afinal, é preciso se sentir parte de algo. E quando o público sente confiança no que está vendo, lendo ou escutando, consequentemente o reconhecimento do seu nome/produto/serviço aumenta.

O storytelling humaniza a comunicação entre empresa e cliente, permitindo conexão saudável e de credibilidade” exemplifica Rita Frazão, jornalista da Farol Conteúdo.

Na prática, um bom storytelling faz mais do que só “encantar” o público. Ele traz memórias e vivências, contando histórias estruturadas com início, meio e fim para despertar emoções verdadeiras em cada um do telespectador, como é o caso do Bradesco, Sebrae e o Sistema OCB. 

HUMANIZAÇÃO AUDIOVISUAL 

O Bradesco, desde 2018, investe em filmes de animação para apresentar histórias de desafios e superações ao público. No final de 2020, um ano que marcou o mundo para sempre por causa da pandemia, incertezas do futuro, adaptações e muitos pensamentos sobre para onde iríamos caminhar, o banco lançou a campanha #VolteABrilhar — uma produção de storytelling sensacional para motivar quem assistir a animação. 

Em apenas três minutos, o telespectador é convidado a embarcar em uma animação que traz diferentes recordações do que o ano representou: a notícia do vírus, os comércios fechando, o isolamento e a falta do contato humano. Ao som de uma adaptação da música Heal the World, de Michael Jackson, os vagalumes voam pela cidade buscando entender o que está acontecendo. Ao decorrer dos segundos, os insetos compreendem e fazem o possível para que a cidade, assim como a vida das pessoas, voltem a brilhar. Foi uma produção sensível, para trazer esperança e coragem em meio à escuridão. 

Até hoje, o vídeo é considerado um dos melhores desenvolvidos pelo banco. Além do curta, o Bradesco conta com um site humanizado, com bastante recurso visual para deixar a navegação dinâmica e fluída.

RELATÓRIOS DE GESTÃO

Quem disse que apresentações de resultados devem ser chatos? Desde 2014, a Farol produz os relatórios de gestão do Sistema OCB, utilizando recursos do storytelling para deixar o conteúdo divertido, inovador e totalmente didático para não ser ser só uma ferramenta eficaz de Business Intelligence — Inteligência Empresarial —, mas por ser um material cativante, capaz de atrair o público, com os números e dados transformados em histórias. 

Os relatórios, além de trazerem tudo o que a marca fez durante o ano, conecta o leitor às diferentes histórias contadas e faz que eles se sintam parte do ‘negócio’. 

Nós utilizamos diferentes recursos da técnica de storytelling, como a linguagem humanizada, infográficos e imagens para deixá-los atraentes e não uma coisa chata de se ler. Além disso, em alguns relatórios, usamos tecnologia de realidade aumentada para deixá-los mais interativos”, explica Rita.

E mais: os relatórios são feitos para se adaptarem a qualquer formato na web, como a versão mobile, digital e vídeos. 

Benefícios do storytelling

 

Humanização – Uma das principais vantagens do storytelling é humanizar a comunicação entre marca e consumidor. Por meio da estratégia de conteúdo, é possível narrar vivências reais para o público saber além do que é vendido. Então não tenha medo de abrir o livro às pessoas e seja verdadeiro em cada palavra escrita. Nada de mentiras!

Credibilidade – Nós já comentamos que uma boa história costuma envolver alguém. Além das pessoas conhecerem o seu negócio, a técnica vai ajudar a fortalecer a marca.

Engajamento – Quando bem feito, o storytelling impacta e aumenta o número de interação entre os usuários [comentários, compartilhamentos, curtidas etc], assim dando mais visibilidade no mercado.

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