Por que o conteúdo da sua marca precisa ser relevante?

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O Brasil tem cerca de 155 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo números mais recentes da pesquisa TIC Domicílios, coordenada pelo Comitê Gestor da Internet no país. O levantamento também revela que 57% dos brasileiros que usam a internet buscam informações sobre produtos e serviços e que 68% deles fazem downloads e aproveitam a rede para criar e compartilhar conteúdos.

Com números tão expressivos, a internet é uma vitrine cheia de possibilidades mas também com muita concorrência, porque as informações disponíveis são praticamente incontáveis. Nesse mar de referências, o potencial que uma marca pode alcançar está diretamente ligado ao uso planejado da rede para promover informações de seu interesse. 

“A única forma de sobreviver em meio a um dilúvio de informações é ter conteúdos relevantes, informações com propósito, divulgação com estratégia. Não adianta postar por postar”, analisa a CEO da Farol Conteúdo Inteligente, Guaíra Flor.

Quando uma empresa decide investir em comunicação com seus clientes, não basta pensar no que quer informar, é preciso avaliar como isso será feito, ter estratégia, contar com profissionais qualificados para a tarefa, e, principalmente, produzir conteúdo relevante, que tenha valor para quem o acessa. 

O mar de informações disponíveis nos sites de busca, nas redes sociais e em ferramentas da inteligência artificial como o ChatGPT, pode deixar a sensação de que todos os conteúdos têm o mesmo valor, mas não é bem assim. Então, como saber se um conteúdo é relevante?

1- Tem valor para as pessoas 

O conteúdo relevante é o que tem valor para o público, seja um leitor ou consumidor. É a informação que traz benefícios, informa de maneira qualificada, esclarece dúvidas, facilita a tomada de decisões, abre horizontes e gera conhecimento não apenas sobre um produto ou serviço. Tudo isso pode estar em um site, blog, em posts para redes sociais, revistas online, e-books, podcasts e outras possibilidades.

2- Aparece para quem busca 

A relevância de um conteúdo pode ser medida e determina quem aparece mais em uma busca. Isso porque o Google, principal site de buscas do mundo, prioriza conteúdos originais, que são interessantes para os usuários e compartilhados entre eles. Para chegar a bons resultados nessa métrica, os profissionais qualificados em produção de conteúdo utilizam, entre outras estratégias, um conjunto de técnicas chamadas de SEO, sigla de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. 

Aqui na Farol consideramos que o conteúdo é um ativo, ou seja, um bem que a empresa ou marca possui e que é fundamental para seu crescimento. Produzir conteúdo relevante é uma tarefa que demanda profissionais qualificados, experientes e atualizados e que trabalhem com foco na utilidade, abrangência e alcance das informações. 

Além disso, a produção de conteúdo com relevância também precisa de gestão, o que inclui a análise sobre os canais de comunicação escolhidos, do momento de divulgação, a avaliação dos feedbacks, entre outras tarefas, sempre pensadas de maneira estratégica. 

Quer produzir conteúdo relevante para a sua empresa? Fale com a Farol!

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