Formato é 22 vezes mais atrativo para o consumidor do que outros tipos de anúncio, segundo pesquisa do Estadão.
Imagine mostrar o melhor da sua marca na imprensa, sem o risco de encontrar uma informação indesejada na publicação. Pois isso já é possível por meio do branded content (conteúdo patrocinado por marca) — uma estratégia dinâmica e flexível de produção de conteúdo inteligente, cativante e, o mais importante, com credibilidade
Na prática, o branded content consiste na veiculação de notícias patrocinadas na mídia. Essas matérias são produzidas por jornalistas contratados pela empresa interessada ou até mesmo por profissionais do veículo que cede o espaço para essas publicações.
“A diferença entre uma reportagem jornalística e o branded content está no controle editorial deste tipo de conteúdo. A empresa contratante tem o poder de definir a pauta, sugerir fontes e aprovar o texto que será publicado, o que seria permitido na produção de uma notícia 100% jornalística”, explica Guaíra Flor, CEO da Farol Conteúdo Inteligente.
Para se ter uma ideia do “poder” do branded content, pesquisa realizada pelo Estadão demonstra que este tipo de conteúdo é 22 vezes mais atrativo ao consumidor que outros tipos de anúncios. Outro estudo realizado pela Forbes e pela Syracuse University’s NewHouse School revela: o formato gera 59% de recall (lembrança) a mais para as marcas do que outros tipos de publicidade digital.
CREDIBILIDADE
É fato: a maioria das pessoas foge de anúncios publicitários e links patrocinados. Ainda de acordo com levantamento realizado pelo Estadão, um em cada quatro internautas já possuem bloqueadores de anúncios instalados nos navegadores. Ou seja, eles não vêm banners, anúncios e vídeos patrocinados. Já o branded content passa despercebido por esses filtros por se parecer mais com uma notícia jornalística do que com um anúncio publicitário.
Em relação à forma, não existem muitas diferenças entre uma notícia jornalística e o branded content. “Ambos os produtos respeitam as principais técnicas de redação do Jornalismo, hierarquizando as informações de forma lógica, priorizando o factual no primeiro parágrafo e respondendo às questões fundamentais de qualquer reportagem: o que aconteceu, com quem, quando, como, onde e o porquê. A diferença entre ambos está no conteúdo, que no caso do branded content é direcionado para atender às estratégias de comunicação das empresas patrocinadoras”, esclarece Guaíra Flor.
Embora os veículos de comunicação tenham a obrigação legal de informar ao leitor quais conteúdos são patrocinados e quais são jornalísticos, a diferença entre uma notícia jornalística e um branded content nem sempre fica clara para quem encontra esse tipo de material. E este é o pulo do gato para as empresas, que conseguem ampliar o alcance e a credibilidade da sua marca ao apostar nesse formato de comunicação.
Vale destacar: o branded content hoje está disponível em diferentes canais de comunicação, como revistas, podcasts, agências de notícia e canais de televisão.
Como produzir branded content?
O melhor conteúdo patrocinado de marca é aquele que se confunde com uma notícia. Por isso, ele deve ser produzido por jornalistas que conheçam as técnicas de redação e apuração da profissão e, simultaneamente, entendam do mercado no qual sua marca está inserida.
Alguns veículos de comunicação, contam com suas próprias equipes de brandend content, mas elas nem sempre têm pleno domínio do marketing empresarial. Por isso, recomenda-se contratar equipes de profissionais que reúnam tanto jornalistas quanto profissionais de comunicação corporativa e marketing.
Com um time de jornalistas premiados — dentro e fora das principais redações de jornais —, e especialistas em marketing de conteúdo, a Farol Conteúdo Inteligente possui vasta experiência na produção de branded content para o cooperativismo, mercado segurador, startups e outros. Confira alguns exemplos: